Mãos Que Falam

15/11/2007

Dia da lingua gestual portuguesa

As pessoas Surdas não comunicam da mesma forma que nós, elas para se expressarem, para se fazerem entender nas suas relações com os outros usam um tipo de Comunicação diferente do nosso. A língua utilizada pelos surdos é a Língua Gestual Portuguesa (LGP), e esta é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial.A LGP não deixa de ser deferente da restantes Línguas, tal como todas as outras tem gramática própria e um dicionário próprio, que se dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Uma vez que esta Língua tem gramática e dicionário a forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa, estando errado dizer linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.Este tipo de Língua Gestual não e universal, uma vez que as características de diferentes culturas variam – “A língua é o espelho da sua Cultura e, como tal, elas diferem entre si.”. Deste modo a língua gestual portuguesa é diferente das demais línguas gestuais, existindo um dia próprio para a Comemoração do Dia da Língua Gestual Portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE) , sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).

Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.

Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados:

Nome:

Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?

Se sim, qual?

Sexo:

A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado uma Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.

Desde já agradeço sua atenção.

Arnoldo Benkenstein