Mãos Que Falam

13/04/2008

Inclusão e integração


Inclusão e integração, dois conceitos que apesar de aproximados se apresentam como diferentes.
É habitual o grupo deparar-se com pessoas que tratam da palavra inclusão e integração como sendo algo cujo significado se apresenta como idêntico, contudo como já fora citado, inclusão e integração são dois assuntos distintos que se referem a um assunto em comum. É assim desta forma que achamos relevante estabelecer a distinção entre estes termos.
Começando pela inclusão, esta é uma plena acção de "combate" referente ao seu pólo contrastante, a exclusão. A exclusão surge ligada a pessoas, podendo ser tratada sobre perspectivas e níveis diferentes tais como: social; educacional; existência de deficiência física; idade ou minorias raciais; entre outro universo de pessoas cujas oportunidades não se compreendem iguais ás pessoas designadas como " normais” que se encontram perfeitamente incluídas em determinado meio social , educativo, familiar…
Relativamente ao tema do nosso trabalhos a Inclusão é portanto quando pessoas surdos são integrados totalmente na turma que faz parte, participando na vida escolar como um aluno “dito normal”, oferecesse-se assim oportunidades idênticas ou pelo menos aproximadas o máximo possível a esses alunos surdos. Enquanto que a integração é quando o aluno vai parcialmente participar com a turma, vai só participar em algumas actividades.
Esperamos que com a apresentação da definição destes conceitos, os possam agora saber distingui-los correctamente.

Sem comentários: