Mãos Que Falam

21/04/2008

Mas afinal o que é o Apoio Educativo!?


Existem diversas perspectivas no que diz respeito à caracterização e definição da expressão apoio educativo.
Na perspectiva do Ministério da educação, o apoio educativo encontra-se relacionado a 2 vertentes nomeadamente, uma vertente restrita focalizada na aprendizagem de cada aluno, e outra mais ampla de ordem mais social que se reflecte na organização do ambiente educativo .
Com o evoluir do meio social e dos seus componentes o apoio anteriormente praticado encontrou uma ruptura, uma reestruturação que consequentemente deu lugar ao apoio educativo actualmente legislado .
Numa primeira fase este apoio caracterizava-se por minimizar a intervenção directa de tipo clinico concebendo a pais e professores uma maior eficácia relativamente ao apoio conferido às crianças.
Em contraste já numa segunda fase a intervenção educativa focou-se no ambiente escolar encarando este como uma fonte crucial de apoio, desta forma sendo as escolas receptoras, necessariamente dotadas de condições essenciais para o desenvolvimento destes "novos alunos".
Referente ao próprio conceito de apoio educativo, este confere maior relevância aos serviços de intervenção indirecta em resposta aos de intervenção directa, consequentemente atribuindo grande importância à acessória , à formação de professores e dos pais das crianças , relacionando plenamente todos estes elementos de forma a que as necessidades das mesmas ( crianças ) obtenham resposta.

Sem comentários: